Felixlândia cidade localizada a 198 km de Belo Horizonte teve como primeiros habitantes da região os índios goinás, coroados ou arrepiados oriundos do sul da Bahia e pessoas que se afastaram da Bandeira de Fernão Dias Paes Leme e de Borba Gato e viajantes das águas do São Francisco e Paraopeba.
Os primeiros sesmeiros começaram a chegar a partir de 1730 e foram distribuídas as seguintes sesmarias: Barra do Paraopeba – Antônio de Barros, Mangabal - Cosme Soares Souto, Jacobina – Manuel Azevedo - Morro da Cabeça - Pedro Alves Campos, Rio do Peixe – Governador Gomes Freire de Andrade e do Bagre – André de Morais.Entretanto a história de Felixlândia está ligada a história da atual cidade de Curvelo, chamada nos primórdios de Santo Antônio da Estrada em homenagem ao Padre Antônio Curvelo D’Ávila residente e proprietário do Sítio Santo Antônio; bandeirante e destemido frente às dificuldades que enfrentou por sua permanência por aqui até seu falecimento em 1749 em seu sítio, cabendo então ao seu coadjutor o Padre Félix Ferreira da Rocha abrir o Testamento do Padre Curvelo.
O Padre Félix sucessor de André de Morais então proprietários da sesmaria denominada Bagre quis em 1762 em escritura pública doar 600 léguas de terras para a construção de uma capela em invocação a Nossa Senhora da Piedade na fazenda às margens do Riacho do Bagre e seis mil réis. Conseqüentemente o povoado foi crescendo sob as bênçãos de Nossa Senhora da Piedade. Ao longo dos tempos o povoado recebeu o nome de Arraial do Bagre, Pirangaba (Peixe leitoso), Piedade do Bagre e Felixlândia em homenagem ao Padre Félix.
No ano de 1831, tornou-se Vila de Curvelo com o nome de Piedade do Bagre com cerca de 50 casas e em 1847 foi criado o Distrito com o mesmo nome. Aos oito dias do mês de junho de 1858 foi fundada a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade do Bagre.
O nascimento da cidade oficializou-se pela Lei Nº 366 de 27 de dezembro de 1948 e a Instalação do Município ocorreu em 01 de janeiro de 1949. A emancipação em 20 de março de 1949, foi comemorada com grande participação da população. Como marco histórico aos 15 dias do mês de agosto de 1949 foi lançada a Pedra Fundamental da Matriz de Nossa Senhora da Piedade que iria substituir a pequena capela que já não comportava o número de fiéis que crescia a cada dia, além do desgaste natural que colocava em risco a vida dos mesmos. O início da construção da Matriz ocorreu em 04 de maio de 1951 sob autorização do bispo mediante documentos aprovados. No ano de 1953 foi celebrada a primeira missa solene sob o arcabouço de cimento armado do que seria no futuro presbitério do Santuário de Nossa Senhora da Piedade que recebeu a graça e privilégio da Indulgência Plenária em 1963 pelo Papa João XXIII.
No ano de 2000 a belíssima imagem da Nossa Senhora da Piedade segue para restauração e estudo a respeito de sua autenticidade em Belo Horizonte no Laboratório do Centro de restauração da UFMG_CECOR.
Após excelente trabalho de restauração foi comprovada a autenticidade da obra atribuída ao Mestre Barroco Antônio Francisco Lisboa –Aleijadinho –Aos 03 dias do mês de agosto a Imagem da Mãe da Piedade retornou ao seu trono sob forte emoção dos fiéis da Paróquia e romeiros.
Atualmente o município conta com uma população de 13.618 habitantes, 13 bairros, 02 distritos e 20 Comunidades Rurais.
Vislumbramos o progresso, mas não podemos deixar de lado a nossa história, as nossas raízes e a força de nossa brava gente, dos amigos e dos filhos adotivos. Todos, juntos, construiremos o futuro e escreveremos uma nova trajetória voltada para o desenvolvimento sustentável e trilhada nos caminhos da prosperidade.