quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A HISTÓRIA DA ‘SANTINHA’- MUTIRÃO FAZ DA SERRA DO JACARÉ UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA


Em pleno sábado, dia de 3 setembro, com o sol a pino, nove homens e uma mulher trabalhavam na serra do Jacaré construindo um murro de arrimo para garantir a segurança da ‘santinha’ colocada no alto de uma pedra.
Areia, brita, blocos e cimento estavam depositados em local aberto pela Prefeitura de Três Marias. Chegaram a fazer um canteiro de obras com uma barraca de lona para maior conforto dos voluntários que trabalhavam. Tudo foi conseguido através de doações feitas por empresas e pessoas de Três Marias e Felixlândia.
Enquanto faziam o serviço, caminhoneiros passavam e buzinavam numa demonstração de apoio àquilo que faziam. As pessoas que estavam trabalhando merecem citação nominal pelo desprendimento na realização de uma obra que alimenta a sua fé: Moacir, Neuza, Fernando, Preto, Jorge, Lavínio, Pedro, Luís, Marcos e Rogério.

A história da ‘santinha’

Diz a lenda que um caminhoneiro de Morada Nova de Minas, com suposto nome de Luís, descia a serra do Gerais, ou serra do Jacaré, há mais de 40 quarenta anos, quando perdeu o controle do veículo na curva acentuada e se viu sem alternativa a não ser implorar a Nossa Senhora Aparecida que o protegesse. O seu apelo foi atendido e ele fez uma promessa: na volta da viagem ia trazer uma imagem da santa e colocar em cima da pedra de ardósia, bem na curva quase fatal.
A partir disso o local, próximo ao km 331 da BR – 040 passou a ser referência dos caminhoneiros e moradores da região. O local se transformou em atração, as pessoas começaram parar para fazer as suas preces.
Outros caminhoneiros começaram a colocar imagens no local. Para isso era necessário parar o caminhão para subir na pedra que tem uns dez metros de altura.
Um frentista, Fuxico, que trabalhava no Posto Planalto chegou a pagar uma promessa política de andar de ‘fasto’, como dizia, uma distância de quase 10 quilômetros até a santinha.

Uma devoção forte

A devoção foi crescendo e cada vez mais pessoas transformavam o local em ponto de peregrinação e cumprimento de promessas. A comunidade da Forquilha dos Cabral começou a fazer peregrinação a pé até a santinha em 12 de outubro de cada ano, dia que se comemora Nossa Senhora Aparecida.
Em 2010 os devotos fizeram uma escada para subir até a santinha. Cortaram a pedra em cima com picareta, alavanca e outras ferramentas para abrir o espaço necessário para a colocação de imagens e oratórios.  Cimentaram tudo e fizeram um murro de arrimo provisório. Colocaram lá em cima um cofre para receber doações.  Este cofre foi roubado por uma pessoa qualquer. Um novo cofre foi instalado, sem a menor possibilidade de ser retirado, a não ser que se leve um maçarico para conseguir este objetivo.
Moacir Mendes de Vieira, 65 anos, e sua mulher Neuza, moradores do arraial da Forquilha, são os coordenadores do projeto.  Moacir declarou ao JTM: - “agora estamos fazendo o muro de arrimo definitivo para evitar desmoronamento e futuramente vamos construir uma cobertura em cima da pedra para ser um local de visitação e até para realizar missas eventuais”.
A escada vai ter até uma rampa especial para cadeirantes.
Fernando Fernandes Silveira, morador da região, é um dos voluntários do projeto. No dia 12 de outubro deste ano ela vai cumprir uma promessa que fez para sua irmã, Marina, parar de fumar.  
- Vamos sair em procissão do córrego do Jacaré até a santinha pagando a Nossa Senhora Aparecida a graça alcançada, pois minha irmã parou de fumar.
A tradição vai se consolidando devagarzinho. A lista de presenças na ‘santinha’ já tem quase quatrocentas assinaturas de visitantes e fiéis.

A necessidade de doações para terminar a obra

Tião Carneiro, caminhoneiro, também trabalha no projeto: - Fui um dos primeiros a colocar uma santinha no local e ajudo a conseguir doações para a obra.
Para terminar o projeto os responsáveis dependem de mais doações. Já gastaram mais de 120 sacos de cimento e muito material na construção.
Quem quiser fazer qualquer doação de material ou mão de obra basta entrar em contato com Neuza através dos seguintes telefones: 03899640674, 03199945912 e 03137736283.
- Trabalho enquanto agüentar para atingir o nosso objetivo – encerra Neuza.
Imagem: Marcelo Fernandes, Eder Junior
Fonte: moradanovamg.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça Parte dessa turma

Faça Parte dessa turma
Conheça nosso Blog. Clique na Imagem